terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO DE CIÊNCIAS

                      OS ELEMENTOS QUE COMPÕE A NATUREZA


Projeto de trabalho desenvolvido para o Ensino de Educação Fundamental - 2º ano.

   OBJETIVO ESPECÍFICO: 
Caracterizar o que compõe a natureza baseando-se nas diferenças entre seres vivos e não vivos. 
   OBJETIVOS GERAIS:  
  • Através da observação e da investigação sobre o meio ambiente proporcionar a pesquisa de campo;
  • Análise dos seres vivos e não vivos;
  • Proporcionar meios alternativos para amostragem das propriedades que caracterizam  os organismos que respondem a estímulos ambientais;

   CONTEÚDO:
  • Partindo do  conteúdo conceitual explorar o ar, a água, o solo, a energia do sol (fotossíntese), as plantas e os animais. E o atitudinal prevalecendo o interesse pelo conteúdo. Já o procedimental partirá do professor em estabelecer com seus alunos meios para que a criança aprenda sobre os componentes que compõe a natureza.
 
   CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
  • Verificar o ambiente em que as crianças vivem, fazendo uma comparação com o ambiente dos seres vivos.
 
    PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
 
  • Ao introduzir o assunto em sala de aula é necessário fazer um diagnóstico com as crianças para levantar os que sabem a respeito do assunto. Após ter colhido informações é necessário que a registrem na cartolina, pois servirá para eles compreenderem sobre o assunto abordado.
  • Uma aula expositiva, um vídeo que retrate todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, abordando os conceitos pré- estabelecidos pela professora.
  • Após o vídeo a professora pode propor um estudo fora da sala de aula para que as crianças observem o local para que possam construir uma horta, com a finalidade de plantar alimentos para o próprio consumo. A partir desse trabalho eles irão acompanhar e participar dos estágios de desenvolvimento do plantio (do crescimento a colheita).
  • Participação nos laboratórios de informática, com a finalidade de pesquisa.
  • Proporcionar passeios de estudo para locais que vivenciem contato com seres vivos e não vivos.
  • Atividades sugeridas nos livros didáticos.
  • Proporcionar desenhos sobre o que observaram.
  • Pesquisa em revistas e confecção de cartazes retratando os componentes da natureza.
  • Através de textos de outros autores, elaborar atividades de  interpretação que possam auxiliar na escrita.
  • Construção de textos produzidos de acordo com as situações vivenciadas no decorrer do projeto.
  • Classificar os seres vivos e não vivos de acordo com os desafios que serão lançados pela professora. Sugerimos a construção de tabuleiros com figuras de seres vivos e não vivos com a finalidade de classificar as diferenças entre ambos.
 
   TEMPO PREVISTO:
  • 1 mês de duração.

   RECURSO MATERIAL:
  • Cartolina, folha sulfite, borracha, lápis, tesoura, giz de cera, cola, hidrocor, revistas, lápis de cor, livros variados e didáticos,, computador, retroprojetor, Power point, diferentes sementes, regador, terra, adubo.
 
    AVALIAÇÃO: 
  • De acordo com as atividades propostas a professora fará a sondagem do conhecimento adquirido por seus alunos no decorrer do projeto, utilizando das respostas que os alunos darão as interpretações de texto. Será aplicada avaliação sistemática para verificação dos conhecimentos adquiridos.
 
 

Um comentário:

  1. Este trabalho foi desenvolvido para a aula de ciências, baseando-se em conteúdos que observamos na revista Nova Escola e a partir desta observação, elaboramos o nosso projeto "Os elementos que compõe a natureza". Com esse trabalho focamos os seres vivos e os não vivos.
    Integrantes do grupo: Eliane, Ilda, Lilian e Paula.
    Novembro de 2010

    ResponderExcluir