sábado, 15 de janeiro de 2011

AMO VCS!!!!!!

TRABALHO DE MATEMÁTICA!!!!!

TRABALHO DE MATEMÁTICA


PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA DE ACORDO COM A TEORIA DE VYGOTSKY









 
CAROLINE GARCIA, ELIANE TOZZO, ILDA MARIA ALONSO
LILIAN CAMARGO, PAULA GABRIELA
PEDAGOGIA – 4° SEMESTRE




Plano de aula Matemática de acordo com a teoria de Vigotsky



     Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança deixa transparecer liberdade de ações, assim sendo, através da curiosidade e da estimulação a criança adquiri autoconfiança, propiciando meios para que haja um bom desenvolvimento da linguagem, do raciocínio lógico, e do pensamento cognitivo. A aprendizagem através de jogos e brincadeiras, torna-se um processo interessante e divertido, e viável ao ritmo da criança.
     Vale-se ressaltar que os jogos e as brincadeiras devem ser intercalados com a rotina de sala-de-aula, de forma em que o educador consiga trabalhar o aspecto social e lúdico, favorecendo a interação entre elas, trabalhando relações grupais entre alunos entre si e a relação professor X aluno.
     Portanto, é de extrema importância que o professor relacione os jogos com os conteúdos programáticos em sala-de-aula, mostrando aos alunos os possíveis caminhos que podem transcorrer através do jogo, resolvendo assim, problemas e favorecendo o entendimento de regras, noção de estratégia, noção espacial, classificação e seriação. Os jogos não devem ter apenas o objetivo de introduzir o conhecimento de maneira apenas lúdica, mais sim para amadurecer conteúdos novos, revendo e aprimorando conceitos trabalhados anteriormente pelos alunos.




 
     Plano de aula segundo a teoria de Vygotsky
     “Jogos e Brincadeiras” 

 
     Projeto de trabalho desenvolvido para o Ensino de Educação Infantil / Pré  –Escola 


 
Jogo: “Dominó”
Objetivos específicos: Caracterizar o conhecimento numérico, o processo de contagem, a observação e os desafios de trabalho em grupo.
Objetivos Gerais: Desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático
Conteúdos: Partindo do conteúdo conceitual, explorar as capacidades da criança, as habilidades motoras, corporais e o aspecto sócio-cognitivo. E o atitudinal prevalece o interesse pelos conteúdos trabalhados juntamente com os jogos e as brincadeiras. Já o procedimental, partirá do professor em estabelecer com os seus alunos, meios para que a criança compreenda as noções que são estabelecidas nos jogos e brincadeiras.
Conhecimento Prévio: Verificar os conhecimentos já existentes na criança, partindo disso, iniciará o conteúdo a ser aplicado.
Procedimentos de ensino: Conhecimento Prévio: Verificar os conhecimentos já existentes na criança, partindo disso, iniciará o conteúdo a ser aplicado.
Procedimentos de ensino: Este jogo favorece o estabelecimento de relações ricas de troca, nas quais as crianças aprendem a esperar a sua vez, acostumam a lidar com regras aprendendo que se pode ganhar ou perder e utilizam a contagem e/ou o reconhecimento das cores como principais estratégias.
Estimula o pensamento lógico, associação de idéias, concentração, memorização e espírito de competição.

O professor deve construir junto com os alunos as peças de dominó gigante, elas podem ser feitas de EVA, papelão, cartolina e etc...
Este jogo poderá ser realizado no pátio ou outro espaço mais ampliado na escola. É interessante construir um dominó com mais peças do que no normal, para que todos os alunos possam participar.
Para a execução do jogo o professor deverá juntamente com os alunos propor um rodízio entre os integrantes do grupo para que todos possam jogar.
O objetivo desse jogo, é o mesmo objetivo de um dominó convencional, onde a criança deverá colocar uma peça que coincida com o número da peça que já está no jogo. Caso a criança não tenha a peça ele deve comprar uma nova peça para tentar encaixá-la no jogo, até que encontra uma peça que o sirva para a jogada. Quando a criança colocar sua última peça na rodada ela será a vencedora.
Para a confecção das peças é  interessante trabalhar com os alunos a confecção a partir de matérias recicláveis, podem ai já relacionar com conteúdo de outra disciplina.
Ao final do jogo é importante que as crianças registrem a atividade, pode ser através de um desenho, dessa forma podemos verificar o que a criança assimilou sobre o jogo, e é uma forma dele relembrar o aprendizado.
Essa á uma atividade muito interessante, pois além de desenvolver habilidades como concentração, memorização, estratégia e raciocínio lógico, os jogos desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.