terça-feira, 30 de novembro de 2010

Significado da palavra PAIDÉIA.

Palavra grega cujo significado refere-se à prática educativa e à formação cultural do cidadão.wpe1.jpg (17001 bytes)

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"CANTINHO DE MATEMÁTICA"

SÍNTESE: PIAGET



“A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE PIAGET PARA EDUCAÇÃO  MATEMÁTICA”
                                                    
Jean Piaget é considerado como um dos autores mais bem conceituados na área da Psicologia. Era biólogo, escreveram mais de 70 livros e 200 artigos. Nasceu na Suíça em 1896 e veio a falecer com 83 anos.
A Psicologia da inteligência foi grande destaque da obra no século 20. Apesar de que outras importâncias tiveram destaques como na área afetiva, moral e educação. Pode-se dizer que o desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento foi base dos seus estudos e pesquisas.
Piaget batizou sua teoria em Epistemologia Genética, onde epistemologia é a filosofia da ciência, a parte que estuda o fenômeno da ciência do conhecimento e genética significa epistemologia da construção do conhecimento (da evolução). A sua obra é baseada na inteligência a qual a função é a adaptação em que modifica o meio, estrutural que é a organização de processos em nível de organização mais complexo (mais informações), menos complexo (menos informação) quanto mais inteligência maior a assimilação.
                  Os conceitos centrais são:
·         Assimilação: quando uma pessoa entrará em contato com o meio (objeto de conhecimento) e retira desse objeto algumas informações e passa a interpretá-lo e assimilá-lo, ver o mundo e não olhá-lo. Por isso assimilar é deixar outras informações de lado.
·         Acomodação: as estruturas mentais (organização) que a pessoa tem para conhecer o mundo são capazes de se modificar para dar conta da singularidade do objeto.
                    Por isso o processo de inteligência é sempre um processo com assimilação e acomodação.     
·         Equilibração: o sujeito entra em contato como objeto novo, fica desequilibrado, em conflito para conhecer esse objeto tem que acomodar-se (modificar-se).
·         Abstração Empírica: são as informações que eu retiro do meu objeto de conhecimento, com as ações que eu faço sobre esse objeto de conhecimento.
·         Abstração Reflexiva: são as informações que eu retiro do objeto, da ação desse objeto.
                    Os estágios de desenvolvimento das crianças se dão por saltos, rupturas, a inteligência muda de qualidade de saltos e os estágios divididos de várias maneiras:
·         Sensório motor de (0 a 24) meses, esse estágio para Piaget era considerado a fase do desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos extremamente importante porque uma série de conquistas se obtinha e preparava a criança para falar. É anterior a fala. Essa fase é bem complexa porque da várias noções como: a inteligência prática vista como uma fase de desenvolvimento na criança que não emprega sua linguagem (verbal), mas emprega a inteligência em ação e representativa. Dá noções de objeto que ao nascer à criança não tem clareza do que há no universo que ela se encontra, pois ela precisa construir a noção de objeto.  O objeto permanente  é aquele que objeto que embora eu não veja, sei que ele ainda existe. É construído a partir dos 9 meses de idade da criança. O conceito causalidade entende-se que os objetos do mundo e a criança como objeto desse mundo se interajam causando efeito, ou seja, novas regras são adotadas para construção do universo dessa criança.
·         Pré-operatório de (2 a 7anos), com a mudança de estágio a inteligência se modifica. O conceito ideal desse estágio consiste na representação, onde a capacidade de pensar sobre um objeto se dá através de outro objeto. Pontos principais: a introdução a linguagem como socialização da inteligência, porque a linguagem permite a comunicação, a introdução a moralidade, pois as crianças nessa fase entram em e um mundo de valores, regras das virtudes, do certo, errado e por volta dos 4 anos a criança é inserida nesse mundo, o egocentrismo onde a criança tem dificuldades em perceber o ponto de vista do outro, pois é centrado no seu ponto de vista.
·         Operatório (dos 7 até o fim da vida ), o conceito de operação é uma ação interiorizada reversível, onde ação significa manipular o mundo, trabalhar o mundo, agir sobre o mundo, e ação interiorizada é a ação através da representação, e reversível cuja, possibilidade de imaginação é de forma interiorizada, pensar na ação e anulação. Eu posso pensar no que fiz e voltar exatamente ao ponto de partida, sem cometer contradições. Assim no estágio sensório motor uma criança tem ação, no estágio pré-operatório a criança tem ação interiorizada e no operatório tem ação interiorizada reversível. A criança a partir dos 7 anos de idade consegue organizar seus pensamento através da lógica. E Piaget classifica esse estágio em duas fases: que é o Operatório Concreto (7 anos aos 11 anos) quando a criança vivencia, manipula objetos, por exemplo, planta alguma coisa e depois colhe. Ela desenvolve conceitos matemáticos como: quantidade, seriação, contagem, tamanho. A fase Operatório Formal (11 anos aos 15 anos) trabalha com hipóteses, elabora sua lógica com textos que sejam hipotéticos.
                        Na escola os problemas de matemática que são colocados para as crianças no Ensino Fundamental são de forma complexos, mas completo, porque a matemática é aplicada em cima de objetos e contribui para o raciocínio lógico matemático. Trabalha-se com operações matemáticas como: somar, subtrair etc. As noções básicas de quantidade, seriação, classificação, contagem, maior, menor, curto, comprido etc. Por volta da 5ª série que introduz a álgebra, onde as crianças passam a ter noções de fórmulas e teoremas. Tudo isso para que a criança possa desenvolver os conceitos exatos da matemática e também a grande importância que tem na vida das pessoas, pois sem as noções dessa disciplina perde-se o valor de construir hipóteses mais elaboradas com o passar dos anos.
                    Existe um desenvolvimento moral que evolui na criança e Piaget demonstra isso co pesquisas onde há um desenvolvimento moral com conceitos de: anomia (a criança está fora do universo moral) e a heteronomia (onde a moral é baseada no respeito pela autoridade e obediência e é superada pela autonomia que não é baseada no respeito pela autoridade e obediência e sim pelo respeito mutuo. A moral evolui e a criança participa desse processo.
                   Piaget preocupou-se como os homens constroem o conhecimento e no construtivismo caracterizou a construção do real. Como toda teoria é complexa houve mito de que Piaget fosse interacionista, mas na verdade ele é maturacionista, cujo método cria situações problemas e verifica se as crianças conseguem resolver os problemas, baseando na teoria da observação dos seus filhos.
                 Finalizando, a abordagem de Piaget nos mostra como lidar com nossos filhos, alunos, prestando atenção em cada detalhe do processo de desenvolvimento dessas crianças.

                 
                         

FIGURAS DE SERES VIVOS.





PROJETO DE CIÊNCIAS

                      OS ELEMENTOS QUE COMPÕE A NATUREZA


Projeto de trabalho desenvolvido para o Ensino de Educação Fundamental - 2º ano.

   OBJETIVO ESPECÍFICO: 
Caracterizar o que compõe a natureza baseando-se nas diferenças entre seres vivos e não vivos. 
   OBJETIVOS GERAIS:  
  • Através da observação e da investigação sobre o meio ambiente proporcionar a pesquisa de campo;
  • Análise dos seres vivos e não vivos;
  • Proporcionar meios alternativos para amostragem das propriedades que caracterizam  os organismos que respondem a estímulos ambientais;

   CONTEÚDO:
  • Partindo do  conteúdo conceitual explorar o ar, a água, o solo, a energia do sol (fotossíntese), as plantas e os animais. E o atitudinal prevalecendo o interesse pelo conteúdo. Já o procedimental partirá do professor em estabelecer com seus alunos meios para que a criança aprenda sobre os componentes que compõe a natureza.
 
   CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
  • Verificar o ambiente em que as crianças vivem, fazendo uma comparação com o ambiente dos seres vivos.
 
    PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
 
  • Ao introduzir o assunto em sala de aula é necessário fazer um diagnóstico com as crianças para levantar os que sabem a respeito do assunto. Após ter colhido informações é necessário que a registrem na cartolina, pois servirá para eles compreenderem sobre o assunto abordado.
  • Uma aula expositiva, um vídeo que retrate todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, abordando os conceitos pré- estabelecidos pela professora.
  • Após o vídeo a professora pode propor um estudo fora da sala de aula para que as crianças observem o local para que possam construir uma horta, com a finalidade de plantar alimentos para o próprio consumo. A partir desse trabalho eles irão acompanhar e participar dos estágios de desenvolvimento do plantio (do crescimento a colheita).
  • Participação nos laboratórios de informática, com a finalidade de pesquisa.
  • Proporcionar passeios de estudo para locais que vivenciem contato com seres vivos e não vivos.
  • Atividades sugeridas nos livros didáticos.
  • Proporcionar desenhos sobre o que observaram.
  • Pesquisa em revistas e confecção de cartazes retratando os componentes da natureza.
  • Através de textos de outros autores, elaborar atividades de  interpretação que possam auxiliar na escrita.
  • Construção de textos produzidos de acordo com as situações vivenciadas no decorrer do projeto.
  • Classificar os seres vivos e não vivos de acordo com os desafios que serão lançados pela professora. Sugerimos a construção de tabuleiros com figuras de seres vivos e não vivos com a finalidade de classificar as diferenças entre ambos.
 
   TEMPO PREVISTO:
  • 1 mês de duração.

   RECURSO MATERIAL:
  • Cartolina, folha sulfite, borracha, lápis, tesoura, giz de cera, cola, hidrocor, revistas, lápis de cor, livros variados e didáticos,, computador, retroprojetor, Power point, diferentes sementes, regador, terra, adubo.
 
    AVALIAÇÃO: 
  • De acordo com as atividades propostas a professora fará a sondagem do conhecimento adquirido por seus alunos no decorrer do projeto, utilizando das respostas que os alunos darão as interpretações de texto. Será aplicada avaliação sistemática para verificação dos conhecimentos adquiridos.